Você já parou para pensar o quanto seus colaboradores te auxiliam a melhorar os seus processos? Siga lendo que tenho uma provocação para você!

Minha motivação para escrever sobre este assunto é que me canso de ver casos assim.

Quando estou prestando consultoria ou implantando alguma solução, é natural que haja uma evolução da operação e gestão na empresa. Algo que me chama atenção nestes casos é que surgem várias idéias, geralmente do operacional, sugerindo melhorias no processo da operação.

Há algumas semanas, analisei criticamente este aspecto em um projeto e tentei descobrir o motivo. Se isto ocorre por somente provocarmos alguma mudança, por darmos mais atenção a operação naquele momento ou outro motivo.

Percebi que a origem principal é na verdade que ainda não havia se pensado no processo! Sim, o velho e bom processo.

A maior parte das tarefas nas empresas possui um processo bem definido. Contas a pagar, a receber, faturamento, fechamento contábil. Na área industrial, a própria produção, a manutenção.

O interessante que descobri nestes casos é que ao apresentar um desenho simples do processo, como este exemplo do processo de abrir ordem

ou mesmo descrito, faz o colaborador pensar criticamente sobre aquele processo. Questões como: por que preciso preencher isto aqui? Quando eu faço isto e aquilo, já poderia acontecer isto, dentre outras, acabam surgindo.

Como trabalho essencialmente com informação, isto acaba sendo mais evidente pois quanto menos tempo se perde registrando a informação, melhor.

E você, tem recebido algum comentário sobre seu processo? Se não, você tem algo documentado? Se o seu colaborador resolver ir embora amanhã, qual o impacto que teria na sua operação? Quando chega um novo colaborador, você tem algum documento para entregar a ele? Quando ocorre algum problema que gera prejuízo, você faz uma reunião para conversar sobre o erro ou sobre a falha no processo?

Conte nos comentários o que você pensa sobre.

Grande abraço.

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